Projeto Trânsito Legal

 

PROJETO: SEGURANÇA E EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO

  

“TRÂNSITO RESPONSABILIDADE DE TODOS”

 

 

AUTOR: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA JOELINA DE ALMEIDA XAVIER

ENDEREÇO: RUA SANDOVAL RIBEIRO SOARES, 54 JARDIM GUANABARA

CEP: 79013-590

MUNICÍPIO: CAMPO GRANDE

TELEFONE: 067 3314-1251

EMAIL: eepjax@sed.ms.gov.br

CATEGORIA: INSTITUIÇÃO REGULAR DE ENSINO

ANO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO: 2011

 

COORDENADORES DO PROJETO:

 NELI OLIVEIRA SILVA  WALTER TEIXEIRA DE CAMARGO

E OLIMPIA NETTO VERÃO

EXECUTORES DO PROJETO:

ANA CRISTINA FERREIRA PICCIN

LUANA MONTALVÃO DE ALMEIDA DIAS

ADRIANO ARCE BARROS

RAQUEL SILVA ARAÚJO DE ALMEIDA

ELAINE MARIA DA SILVA

EVANILDES DE SOUZA FERNANDES

FERNANDA BESSA SILVA

VALÉRIA REGINA TEIXEIRA

DIREÇÃO: FÁTIMA MACK DE SOUZA

 

 

 

 1 - APRESENTAÇÃO:

 

A escola é um local onde desenvolvemos e orientamos valores primordiais a vida e convivência. A educação para o trânsito na vida das crianças é um processo de formação contínua, é necessário momentos de reflexões e análise do comportamento das pessoas no trânsito, os alunos além dos estudos das normas e placas precisam refletir sobre a mobilidade, sobre a segurança nas vias, a acessibilidade, a poluição causada ao meio ambiente e principalmente ao seu comportamento no trânsito.

O Código de Trânsito Brasileiro/CTB, em seu art. 1º - § 2º, preceitua que a utilização do trânsito “é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito”. O CTB define o espaço ocupado para o deslocamento de pessoas, veículos e animais como um espaço igualitário, ou seja, um princípio fundamental e orientador para aqueles que utilizam o trânsito. Esse preceito nem sempre tem sido respeitado, pois a maioria dos acidentes tem origem no desrespeito ao princípio determinado pela lei maior do trânsito brasileiro.

O Conselho Estadual de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul (CEE/MS), por meio do Parecer Orientativo nº 133/05, aprovado em 07/10/05, publicado no D.O. nº. 6593, de 24/10/05, ressalta a importância de uma Política de Educação e Ensino para o Trânsito nas instituições do Estado de Mato Grosso do Sul. Essa Orientação traz contribuições visando à construção de uma Política de Educação e Ensino para o Trânsito que corresponda às necessidades de nossas instituições de ensino, considerando o contexto social, cultural e político da sociedade contemporânea.

 O projeto será desenvolvido em cinco turmas do Projeto Mais Educação. Serão realizadas atividades em todas as áreas do projeto de maneira interdisciplinar.

Neste sentido, a prática pedagógica realizada durante o projeto buscará a mudanças de comportamentos dos envolvidos no projeto e oportunizará intrinsecamente o exercício da cidadania.

 “Quanto mais adequados forem os nossos conhecimentos sobre a realidade, mais adequados serão os meios para agir e intervir sobre ela”. Saviani (2004. p. 49)

 2- JUSTIFICATIVA:

 O trânsito nas cidades permite o acesso a vários locais e juntamente com isso muitos problemas como poluição ambiental, acidentes, problemas de convivência entre outros, as estatísticas demonstram que os acidentes de trânsito são cada vez mais freqüentes a medida em que a cidade aumenta sua população e o número de veículos circulando.Campo Grande é uma das cidades no Brasil que mais cresce o número de veículos circulando pelas suas ruas e avenidas.

 A escola está inserida no Programa de Educação e Segurança no Trânsito/2011 e sabendo do fundamental que a educação exerce perante a sociedade como agente formador e transformador e atendendo as determinações legais como a Resolução da SED/MS nº. 2.037/2006 que estabelece a Política da Educação e ensino para o Trânsito na Educação Infantil e Ensino fundamental, a escola desenvolverá no período de atividades da Educação integral (vespertino)  de forma interdisciplinar onde todos monitores realizarão  diversas práticas educacionais no sentido de informar, conscientizar os alunos e pais da importância do Trânsito em nossa vida, por meio de diversas ações em todas as atividades do Programa Mais Educação, com a colaboração de todos os servidores da escola e dos monitores  do Programa. 
 

3 -METODOLOGIA:

 

O projeto será desenvolvido de forma interdisciplinar, com ações em todas as áreas do turno vespertino, com a participação de todos os alunos sob orientação dos monitores e a coordenação da escola, O monitor irá atuar como facilitador e conduzirá os alunos a realizar reflexões e busca de soluções para os desafios propostos. As atividades serão baseadas na participação constante dos alunos. Os monitores atuarão como facilitador de aprendizagem, conduzindo as crianças à reflexão e a busca de diferentes soluções para os desafios propostos.  Os princípios pedagógicos que serão adotados farão com que as aulas do turno vespertino da educação integral da escola tenham caráter lúdico e  reflexivo. 

 

4 -OBJETIVO GERAL:

 

Desenvolver nos educandos valores, atitudes e hábitos essenciais para convivência em sociedade, por meio de estudo de conteúdos e de atividades lúdicas e preparando-os para a convívio  no trânsito, com respeito às regras e consciência dos seus direitos e deveres, possibilitando assim  a mudança de comportamento e o exercício efetivo da cidadania.

 

5 -PÚBLICO ALVO:

- Alunos que freqüentam o turno integral;

- Pais e responsáveis pelos alunos.

 

6 -PROPOSTA:

As atividades serão realizadas durante o turno vespertino, com os alunos matriculados na Educação Integral e Programa MAIS EDUCAÇÃO, onde cada área do Projeto Mais Educação irá desenvolver ações voltadas ao projeto, conforme proposta de ações abaixo relacionadas:

 

ATIVIDADE: PORTUGUÊS

Ø      Produção gráfica e escrita, interpretação de textos e desenhos sobre as atividades realizadas ou textos lidos e estudo das normas de trânsito.

Ø      Identificações dos sinais de trânsito, trabalho com tiras, desenhos representando cenas de trânsito e desobediência as leis de trânsito;

Ø      Leitura de jornais que evidenciam acidentes, reflexão sobre o motivo do acidente e como evita-los.

 

ATIVIDADE: MATEMÁTICA

Ø      Atividades com jogos: memória, dominó do trânsito.

Ø      Localização do endereço no mapa e trabalho com as medidas do percurso de casa até a escola.

Ø      Desenho geométrico;

Ø      Estudo de tabelas referente a número de acidentes no trânsito

 

ATIVIDADE: ARTES:

Ø      Estudo sobre o comportamento no trânsito, placas e leis.

Ø      Confecção de placas de sinalização  e maquetes;

Ø      Dramatização com tema relacionado ao trânsito,

 

ATIVIDADE: CIDADANIA

Ø      Respeito mútuo e comportamento no trânsito.

 

ATIVIDADE: INFORMÁTICA

Ø      Pesquisa referente às normas do trânsito;

Ø      Digitação de textos;

Ø      Confecção de SLIDES para apresentações;

 

ATIVIDADE: FUTSAL

Ø      Reflexões e conscientização antes do início das atividades de treinamento, sobre o comportamento no trânsito;

Ø      Passeio com os alunos no entorno da escola para analisar o comportamento das pessoas no trânsito.

 

ATIVIDADE: VÍDEO         

Ø      Pesquisa sobre as leis de transito e  sinais de trânsito na Sala de Tecnologia;

Ø      Projeção de pequenos filmes sobre comportamentos no trânsito;

Ø      Confecção de cartazes, que deverão ser espalhados pela escola, retratando  situações de advertência para maior atenção para o trânsito e obediência à  sinalização e os cuidados que devemos ter no trânsito;

Ø       Pesquisa de campo, fotografando os arredores da escola e as irregularidades observadas, com exposição no saguão da escola;

Ø      Desenhar o percurso de casa até a escola;

Ø      Passeio pelos arredores da escola para analisar e registrar com fotos a sinalização e o comportamento das pessoas no trânsito;

Ø      Confecção de Slides com utilização do PPT na sala de tecnologia;

Ø      Apresentação do vídeo feito para todos os alunos do turno vespertino.

 

ATIVIDADE: RECREAÇÃO

Ø      Atividades com dominó do trânsito, atividades lúdicas;

Ø      Apresentação de dança para com o tema de estudado.

 

XADREZ:

Ø      Jogo a corrida maluca com versão para o trânsito

 

AÇÕES INTERDISCIPLINARES:

Ø      Entrega da ficha “Atividade Educativa de Trânsito para Pais e Filhos

Ø      Organização dos espaços para estacionamento na escola, deixando um espaço reservado a Pessoas com Necessidades Especiais e Idosos.

Ø      Realização da BLITZ EDUCATIVA, onde os alunos juntamente com os educadores irão parar os carros que circulam na frente da escola e verificar se estão em acordo com as Leis de Trânsito e se houver infração, irão conscientizar os motoristas referente a importância de respeitar as regras do trânsito na cidade. Será distribuído lembranças e panfletos aos motoristas.

Ø      Palestra com autoridade de Trânsito- Guarda de trânsito ou pessoa designada pelo DENATRAN.

Ø      Depoimentos de pessoas que se envolveram em acidentes de trânsito;

Ø      “Realização da Gincana Transito legal” com provas relacionadas com conhecimentos das normas de trânsito.

Ø      Visita ao DETRANZINHO em data agendada pelo DETRAN.

Ø      Acompanhamento da repercussão do projeto na família do estudante e participação dos familiares na gincana do Trânsito

 

7 - CRONOGRAMA:

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 10/03/2011 À 06/05/2011

INÍCIO DO PROJETO

10/03/2011

DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DE ESTUDO E CONFECÇÃO DE MARTERIAIS

10/03/2011

a

29/04/2011

PASSEIO NO ENTORNO DA ESCOLA

18/04/2011 a 29/04/2011

BLITZ EDUCATIVA

25/04/2011 a 29/04/2011

GINCANA DO TRÃNSITO

04/05/2011 a 06/05/2011

VISITA AO DETRANZINHO

AGENDADA PELO DETRAN

CULMINÂNCIA DO PROJETO

06/05/2011

 8 - RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS

HUMANOS:

Ø      Servidores da Escola (direção, coordenação pedagógica, assistentes da coordenação pedagógica e demais servidores do corpo administrativo).

Ø      Monitores do Projeto Mais Educação e professora do Projeto Xadrez e Professora da Sala de Tecnologia.

MATERIAIS:

Ø      Materiais de uso diário ( caderno, lápis, borracha, sulfite, cola, tesoura, E.V.A, cartolina, pincel atômico, fita adesiva, etc...)

Ø      Sucatas ( Pet,jornais, revistas, tampinhas, garrafas e outros...)

Ø      Data Show, Computadores da Sala de Tecnologia, televisor , aparelho de DVD e mesa de som e aparelho de som portátil

 

9- RESULTADOS ESPERADOS: 

 

Esperamos que haja questionamentos, reflexões e envolvimento de toda a comunidade escolar, sendo que ao final do projeto possamos perceber a mudança de comportamento e de atitudes dos alunos, vizinhança e comunidade escoar  em relação ao trânsito e que sejam estendidos aos seus lares.

       10 -AVALIAÇÃO

 

 A avaliação do projeto irá ocorrer durante todas as etapas, desde o momento da divulgação para os pais, Os objetivos serão alcançados, se for constatado a construção de conhecimento dos alunos demonstrados através da realização das atividades propostas e da mudança observada de hábitos e atitudes observados em relação a sua convivência no trânsito.