Sala de Tecnologia Educacional - Projeto

 

1.0.APRESENTAÇÃO

 

Trabalhar com a informática na escola pública significa uma nova possibilidade de ampliar e diversificar a prática pedagógica. O computador possibilita a utilização de estratégias que não se restringem ao simples uso e manuseio de uma máquina. Trata-se de mais uma ferramenta de trabalho que os professores e os alunos poderão contar para desenvolver atividades integradas com todas as disciplinas que compõe o currículo escolar e com quaisquer outros conteúdos.

A Sala de Tecnologia Educacional da EE Professora Joelina de Almeida Xavier tem contribuindo para que os alunos e os professores compreendam o uso do computador de maneira ampla, na prática educativa, assumindo uma postura multidisciplinar de integração de conteúdos ou até mesmo de aprofundamento de disciplinas com a utilização de programas adequados ao ensino e aprendizagem em conformidade com a realidade dos alunos criando assim uma nova motivação aos trabalhos escolares, tornando a aprendizagem mais interessante e incentivando os nossos alunos a uma melhor formação cultural, reduzindo também a repetência e evasão escolar.

  

 

2.0 INTRODUÇÃO

 

 

O homem, desde que nasce, busca sempre novos conhecimentos e a escola é o espaço onde se socializa esse saber. A própria História do Homem é repleta de transformações e no trajeto histórico da humanidade é possível perceber os movimentos dinâmicos que convergem para as mudanças. Nessa evolução surgiram três grandes linhas filosóficas: Empirista, Racionalista e Dialética.

O Empirismo, corrente defendida por Locke e Hume, considera todos os objetos uma essência divina e cuja percepção se dá através dos sentidos humanos.

O Racionalismo em oposição ao Empirismo, afirma que a verdade é determinada pela “Razão”, argumentando que os sentidos são enganosos.

A Dialética emerge do ponto de convergência entre o Empirismo e o Racionalismo, sendo esta a vertente filosófica que inspira os filósofos contemporâneos.

Na concepção Dialética:

o       O Homem com seus sentidos e sua razão na construção do conhecimento.

o       A inexistência de verdades absolutas.

o       Sujeito e objeto do conhecimento se interagem, modificando-se mutuamente.

Levando-se em conta que a Dialética mostra a relação entre a educação e as transformações da realidade e que não existem verdades absolutas, mas sim realidades interpretáveis, devemos para tal, transformarmos nossos esquemas cognitivos para atingirmos as referidas transformações.

Esta escola pretende contribuir com as mudanças necessárias para modificar a realidade do meio onde está inserida e espera que a Sala de Tecnologia Educacional contribua  com a aplicação dos princípios filosóficos da Corrente Dialética.

A informática se faz cada vez mais presentes na vida de todos nós. Portanto, torna-se importante e indispensável que a Escola Estadual Professora Joelina de Almeida Xavier aprofunde o desenvolvimento e o uso desta tecnologia, adaptando os seus recursos humanos a essa realidade. A contribuição que a Sala de Tecnologia Educacional traz a este estabelecimento de ensino é imensa, pois está diminuindo consideravelmente as diferenças em relação a outras escolas permitindo um acesso rápido e eficaz ao conhecimento.

Além disso, devemos levar em conta que o recurso da informática ainda não está acessível para maioria da população brasileira, tendo em vista os altos custos destes equipamentos. Importante então, usar da melhor forma possível os recursos dessas máquinas na aprendizagem dos nossos alunos.

 

 

2.1 CONTEXTUALIZAÇÃO DA ESCOLA

A Escola Estadual Professora Joelina de Almeida Xavier localiza-se à Rua Cariris nº 54, Jardim Guanabara, telefones: 314-1251 e 351-6895, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

O espaço físico da escola está constituído por 08 (oito) salas de aula, 01 sala de Tecnologia Educacional, 01 (uma ) secretaria, 01 (uma) sala de direção 01 (uma) sala de coordenação, cozinha, depósito de merenda, depósito para equipamentos diversos, 01 (um) banheiro masculino, 01 (um) banheiro feminino, 02 (dois) banheiros para professores.

O estado de conservação da escola é considerado regular e precisa de algumas reformas e adaptações a título de manutenção do prédio escolar.

A escola oferece seus serviços em três turnos de funcionamento: Matutino, que funciona das 7 horas às 11h10min, Vespertino, que funciona das 12 horas e 50 minutos às 17 h10 minutos, e o Noturno, que funciona das 18h50min horas às 21h50min.

O número de alunos freqüentes no segundo bimestre/2008 estava assim distribuído: Turno Matutino: 188 alunos, Turno Vespertino: 133 alunos e no Turno Noturno: 250 alunos. Somando um total de 571 alunos nos três turnos.

O sistema de ensino está organizado da seguinte forma: Sala de Recursos, Ensino Fundamental Fundamental: 1ªano ao 9ªano e a EJA – Educação de Jovens e Adultos: 1º à 4º fase do ensino fundamental e 1ª e 2ª fases do Ensino Médio.

Os principais problemas que afetam a Escola Estadual Professora Joelina de Almeida Xavier estão relacionados aos conflitos familiares, falta de compromisso dos pais em relação ao estudo dos filhos, falta de funcionários administrativos, recursos financeiros e pedagógicos insuficientes,

Dificuldade de integração entre a escola e a comunidade, tendo em vista que a maioria dos alunos mora em outros bairros.

A evasão escolar e a repetência são aspectos graves e que também afetam a escola e ainda, somando-se a isso, o baixo rendimento escolar, e a falta de estímulo para a melhoria na qualidade de vida.

A situação funcional da equipe pedagógica se apresenta da seguinte maneira: professores efetivos: 23, professores convocados 08, professores intérpretes 02, professor para Xadrez 01 professor para Karatê 01, total de professores: 35

 

A equipe técnica pedagógica está composta por uma diretora, três coordenadoras pedagógicas, uma secretária geral, uma gestora de assuntos organizacionais, dois assistentes de administração e um agente administrativo.

Compõe a equipe de apoio aos trabalhos escolares: o Colegiado Escolar e a Associação de Pais e Mestres, instituições escolares que contribuem com o bom andamento das atividades escolares.

Os recursos técnicos pedagógicos da Escola Estadual Professora Joelina de Almeida Xavier são o seguinte: televisão, vídeo, DVD, retroprojetor, biblioteca, livros, Mimeógrafo, xerocopiadora, computador, mapas geográficos, globo terrestre, bolas de vôlei e futebol de salão, esqueleto humano, corpo humano, diversos materiais didático-pedagógico e uma Sala de Tecnologia Educacional com 14 computadores para alunos, 01 computador para professor e 01 servidor.

 

 

 

3.0 RUMOS FILOSÓFICOS

 

O homem, desde que nasce, busca sempre novos conhecimentos e a escola é o espaço onde se socializa esse saber. A própria História da Humanidade é repleta de transformações e em seu trajeto histórico é possível perceber os movimentos dinâmicos que convergem para essas mudanças. Nessa evolução surgiram três grandes linhas filosóficas: Empirista, Racionalista e Dialética.

O Empirismo, corrente defendida por Locke e Hume, considera todos os objetos uma essência divina e cuja percepção se dá através dos sentidos humanos.

O Racionalismo em oposição ao Empirismo, afirma que a verdade é determinada pela “Razão”, argumentando que os sentidos são enganosos.

A Dialética emerge do ponto de convergência entre o Empirismo e o Racionalismo, sendo esta a vertente filosófica que inspira os filósofos contemporâneos.

Na concepção Dialética:

o       O Homem com seus sentidos e sua razão na construção do conhecimento.

o       A inexistência de verdades absolutas.

o       Sujeito e objeto do conhecimento se interagem, modificando-se mutuamente.

Levando-se em conta que a Dialética mostra a relação entre a educação e as transformações da realidade e que não existem verdades absolutas, mas sim realidades interpretáveis, devem para tal, transformarmos nossos esquemas cognitivos para atingirmos as referidas transformações.

Esperamos colaborar com as mudanças necessárias para modificar a realidade do meio onde está inserida e esperamos que o laboratório de informática possa contribuir com a aplicação dos princípios filosóficos da Corrente Dialética

4.O Justificativa:

 

Vivemos hoje em um período de transição, o início de uma nova fase na história da humanidade: a era da informação e da comunicação. Nas últimas décadas o conhecimento tecnológico evolui com incrível velocidade. Ocorrem mudanças substanciais no acesso à informação e nas possibilidades para estabelecer comunicação entre os indivíduos.

As crianças já nascem imersas em um mundo informatizado. Através do uso das tecnologias da comunicação os alunos podem entrar em contato com informações escritas, visuais e sonoras, podendo ampliar, não só o tipo, como a quantidade das informações no estudo dos conteúdos nas diferentes áreas do currículo: Ciências, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes, História, Geografia etc.

Inúmeros programas de TV, documentários em vídeo, softwares e sites na Internet podem ser utilizados para informações e pesquisas sobre os diversos assuntos estudados nas aulas específicas tais como: população, climas, invenções humanas, fauna, flora, momentos históricos, entre outros.

É comum vermos crianças com curiosidades apertando teclas em seus brinquedos para ouvir música ou os sons dos animais, assim com o manipulando relógios digitais, máquinas de calcular, vídeo cassetes, DVD,  com uma grande naturalidade. Então, diante dessas mudanças globais, necessita-se de acompanhar e ampliar seus conhecimentos com maior acesso a esse tipo moderno de instrumento de informações, através da Sala de Tecnologia Educacional, adequando e preparando para que a criança venha fazer parte também destes novos espaços, aprendendo e caminhando rumo ao modernismo tecnológico.

A implantação deste projeto atende aos anseios de uma comunidade que já percebeu a importância da informática no cotidiano de todos e que, apesar de sua ampla difusão, ainda não atende a maioria da população brasileira presente nas escolas públicas, sendo ainda que estes equipamentos são para os alunos e professores uma valiosa fonte de pesquisa e embasamento.

Considerando ainda que o computador e a internet são instrumentos rápidos, eficientes e estão presentes no dia a dia de nossa sociedade, além de contribuírem para integrar os nossos alunos e professores à era da automação e da informação.

O uso das máquinas em nossa escola tem sido um incentivo aos alunos e professores, contribuindo como fonte de pesquisas, formação, conhecimento e como um instrumento que facilita o trabalho de todos.

A busca de  programas e Sites que induzam os alunos e professores a partirem em busca de novos experimentos e exemplos para descobrirem como os fenômenos ocorrem, compreendendo melhor as áreas do conhecimento, tais como: Educação Ambiental, Geografia, História, Biologia, física, entre outros.

  

5.0 Recursos do computador:

 

 Os recursos oferecidos pelo computador serão de grande valia no aprimoramento de cada professor em sua área de atuação, permitindo que conheça os novos recursos e novidades de cada campo do conhecimento, podendo assim levar aos alunos esses benefícios, além das novas metodologias, permitindo assim que diminua a distância entre a escola e a realidade.

 5.0 Objetivos Gerais

  Levar o educando a interagir com a informática, oferecendo-lhe novos instrumentos de aprendizagem, procurando diminuir as distorções de conhecimentos existentes em nossa sociedade. A Sala de Tecnologia Educacional tem sido um instrumento de pesquisas e conhecimento ao alcance de nossos alunos e de aprimoramento para o professor da EE Professora Joelina de Almeida Xavier. Ao aluno será um instrumento de aprendizagem e ao professor uma ferramenta de ensino, pesquisa e aperfeiçoamento.

Utilizar a Sala de Tecnologia Educacional para fazer com que os alunos e professores aprendam a manusear as máquinas.

Propiciar aos alunos e professores a oportunidade de fazer coisas importantes e resolver alguns problemas e situações embaraçosas, num método mais rápido usando a imaginação e desenvolvendo a criatividade, e contribuindo com maior interesse pelos estudos

  

6.0 Objetivos Específicos:

  

Ampliar o conhecimento do educando, preparando-o para a vida, para o trabalho e as necessidades cotidianas que envolvem a informática.

Habilitar os professores da EE Professora Joelina de Almeida Xavier para que sejam geradores de conhecimentos, através da informática.

Possibilitar ao professor a realização de cursos de informática e metodologias aplicadas a essa tecnologia seja na própria escola, no Núcleo de Tecnologia Educacional de Campo Grande – MS ou por indicação, onde for possível realizá-los.

Diminuir as diferenças entre a rotina da cultura escolar arcaica (sem as tecnologias) e o mundo.

Contribuir para que o educando possa expandir seus conhecimentos, tornando-o criativo e capaz de acumular novas culturas.

Possibilitar ao educando o acesso, através da internet, a outras culturas e aos conhecimentos transversais, adquirindo novos valores, tais como a solidariedade e o respeito consigo e com o próximo.

Contribuir para melhorar a auto estima do educando.

Ampliar o conhecimento do corpo docente, possibilitando a todos, cursos de capacitação junto ao NTE-CGR ou por outro meio, propiciando assim, melhoria no processo ensino-aprendizagem, integrando-os num sistema que os levem a crescer mais na sociedade em transformação.

Agilizar o trabalho dos alunos e professores, familiarizando-os ao computador.

Discriminar e conhecer as partes de um computador.

Institucionalizar Banco de Dados, onde será fundamental a participação de todos.

Promover a interdisciplinaridade entre os professores da Escola Estadual Professora Joelina de Almeida Xavier.

Utilizar a Internet como fonte inesgotável de pesquisa para estimular o interesse de investigação às pesquisas e grandes descobertas, tais como: leitura e produção de texto, entre outras.

Desenvolver o raciocínio lógico-matemático.

Ampliar o vocabulário.

Desenvolver hábitos de conservação e higiene na Sala de Tecnologia Educacional..

Ajudar os alunos e professores a dominar conceitos básicos para utilizá-los no dia-a-dia para processar textos, fazer planilhas, desenhos, confeccionar jornais, cartazes, etc.

 

 

7.0 Metodologia:

 

Uma das preocupações da atualidade é com a valorização do ser humano no social, físico, histórico e cultural. Através da necessidade de se inserir desde criança, em fase de alfabetização até a segunda fase do ensino médio, dentro das condições básicas da educação, procurar a melhor forma de fazê-la.

Diante de todas as necessidades que o aluno precisa, a modernização e a aplicação das tecnologias tornam-se prioridades na escola e na Sala de Tecnologia Educacional, que poderão oferecer e proporcionar infinitas informações para a melhoria do conhecimento e ampliação cultural de todos os envolvidos no processo ensino aprendizagem e podem ser aplicadas em diversas áreas do conhecimento, podendo até desenvolver o raciocínio lógico do aluno.

Será mister, incentivar os nossos alunos a buscarem a construção de seu saber, através da pesquisa, da dedução lógica e das novas descobertas que serão realizadas com as pesquisas na internet.

O trabalho do professor será norteado por seus projetos de ensino e aprendizagem, pelos planos de aula que irá realizar individualmente ou em conjunto com outros professores, com as coordenadoras pedagógicas da escola com o coordenador da sala de informática, havendo assim a interdisciplinariedade, fundamental ao bom desempenho do estabelecimento de ensino.

 7.1 Cronograma

 

 A Sala de Tecnologia Educacional será utilizado exclusivamente pelos professores e alunos da Escola Estadual Professora Joelina de Almeida Xavier, em função da aprendizagem do aluno, aperfeiçoamento dos serviços pedagógicos oferecidos por este estabelecimento de ensino e do corpo docente.

 

7.2 Funcionamento da Sala de Tecnologia Educacional para o corpo docente:

 

O laboratório deverá estar à disposição dos professores da unidade escolar, nos três turnos de funcionamento da escola e quando houver sábados letivos ou ainda, se houver interesse da escola e constar no calendário escolar os dias de reserva técnica.

 Havendo compatibilidade de horários, poderão ser realizados projetos de pesquisa, aperfeiçoamentos e preparo de aulas envolvendo os professores da escola.

 Será realizado pelo professor um plano de aula justificando e orientando seu trabalho na Sala de Tecnologia Educacional.

 Deverá constar no referido plano as informações referentes ao assunto abordado, objetivos e meios que nortearão os trabalhos com seus alunos.

 

7.3 Funcionamento da Sala de Tecnologia Educacional para o corpo discente:

 Os computadores poderão se utilizados pelos alunos, sempre acompanhados por um ou mais professores, nos três turnos de funcionamento desta unidade escolar.

 4 Os horários de aula serão os seguintes:

       Matutino:

v    7 h às 7 h e 40 m.

v     7h e 40 m. às 8 h e 30 m.

v     8 h e 30 m. às 9 h e 20 m.

v     9 h e 20 m. às 10 h e 20 m.

v     10 h e 20 m. às 11 h e 10 m.

         Vespertino:

v     12 h50 m. às 13 h e 40 m.

v     13 h e 40 m. às 14 h e 30 m.

v     14 h.e 30 m. às 15 h.e 20 m.

v     15 h e 30 m. às 16 h. e 20 m.

v     16 h e 20 m às 17 h e 10 m.

          Noturno

v     18h50min às 19 h35m.

v     19h35 m. às 20 h 20 m.

v     20 h20 m. às 21h15m.

v     21h15 m às 22:00h.

  

 

8.0 Avaliação:

 

 

A avaliação será feita de uma forma constante, tendo com alvo todos os usuários da Sala de Tecnologia Educacional será ampla, ou seja, avaliar-se-á de forma quantitativa e qualitativa o uso dos equipamentos das seguintes formas:

 Habilidade de trabalho em equipe, promovendo a interdisciplinariedade e o trabalho em conjunto.

 Utilização de variadas fontes de informações.

 Habilidade dos alunos e professores em aprender e construir conhecimentos.

 Interação entre professores/alunos.

 Aquisição de novos valores e horizontes.

 Transformação dos alunos: passivos para ativos.

 Professores estimulados ao aprimoramento na nova tecnologia e área de conhecimento específico.

 Compreensão, em todo o estabelecimento de ensino da importância do uso da informática no aprimoramento do trabalho do professor e aprendizagem do aluno.

 Desenvolvimento da educação personalizada, acompanhando o rendimento educacional de cada aluno.

 Facilidade de acesso à tecnologia.

Envolvimento da equipe pedagógica e docente no uso da tecnologia em sua prática educativa.

Combinar com os alunos, hábitos de higiene e limpeza.

 

 

9.0 Conclusão

 

 

Considerando o exposto, podemos perceber a importância que a Sala de Tecnologia Educacional representa na Escola Estadual Professora Joelina de Almeida Xavier. Tem contribuído para inserir os nossos alunos e professores no mundo real onde, uma grande parte dos serviços é realizada através de algum tipo de tecnologia relacionada à informática.

Esses equipamentos colaboram com professores e alunos da Escola Estadual Professora Joelina de Almeida Xavier para que cumpram melhor o seu papel de cidadão e com o dever de contribuirmos com as transformações esperadas pela sociedade.

Os computadores, com certeza, irão favorecer os segmentos envolvidos para que cumpram adequadamente o papel que devem exercer na sociedade sul mato-grossense.

Com o passar do tempo tornará menor as distancias entre as diferenças sociais que ocorrem na sociedade brasileira, dando oportunidade a quem quiser aprender e desejar conhecer os novos caminhos que a humanidade está se direcionando.

 

 

9.1 Manutenção dos equipamentos e atualização dos materiais utilizados.

 

 

A Escola Estadual Professora Joelina de Almeida Xavier conta com a Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul e com o Núcleo de Tecnologia Educacional de Campo Grande para que não falte estrutura para o bom funcionamento do Laboratório de Informática e a execução deste projeto, tais como: Segurança do material tecnológico. Materiais para manutenção e conservação da sala e dos equipamentos. Sistema de refrigeração da sala. Assistência técnica disponível. Aquisição das novidades tecnológicas, quando se fizerem necessárias. Hardware e Software, na medida das necessidades da clientela e corpo docente. CDs atualizados. Disquetes. Internet. Impressoras e Cartuchos de tintas. Impressora Matricial. Cabo Coaxial. Formulário Contínuo.

 REFERENCIAS:

 

  

·        O presente projeto baseou-se no PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO – PPP. da Escola Estadual Professora Joelina de Almeida Xavier.

·        Considerou-se, ainda, o ponto de vista dos professores, alunos e administrativos deste estabelecimento de ensino. A coleta de dados foi realizada através de sondagem realizada pelos professores envolvidos na elaboração deste projeto.

·        Contribuiu de forma irrelevante, com a elaboração deste projeto, as orientações e o curso oferecido pelo Núcleo de Tecnologia Educacional de Campo Grande, gentilmente realizado pelos seus técnicos e professores.

·        ALMEIDA, MARIA ELIZABETH DE. Informática e Formação de Professores.

Ministério da educação-Secretaria de Educação à distância. Brasília 2000.

·        ALMEIDA, FERNANDO JOSÉ DE e FONSECA JUNIOR, FERNANDO MORAES. Projetos e Ambientes Inovadores. Ministério da Educação-Secretartia de Educação à Distância. Brasília. 2000.

·        SALTO PARA O FUTURO. Construindo a Escola Cidadã/projeto político –pedagógico. Ministério da Educação-Secretaria de Educação à Distância. Brasília. 1998..

·        LDB: Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional. Nº 9394, promulgada em 20 de Dezembro de 1996.