Início da industrialização

Início da Industrialização

Com a decadência do sistema Feudal, o mercantilismo se impôs na Europa, desenvolvendo as grandes navegações e o sistema de distribuição de mercadorias, a busca de novos mercados e de pedras e metais preciosos. Com o desenvolvimento do comércio houve acumulo de riqueza em alguns países europeus, tais como Reino Unido (Principalmente Inglaterra), Portugal e Espanha. Na Inglaterra essa riqueza foi revertida em investimento e desenvolvimento de novas tecnologias, originando a primeira Revolução industrial, no século XVIII, o seu marco inicial foi a invenção da máquina a vapor de James Watt.  Essa máquina acelerou os meios de produção, substituindo parte do trabalho humano na manufatura e nos meios de transporte – Ferrovias – substituindo com vantagens parte da tração animal. No inicio, o principal combustível usado era o carvão de pedra. Com a diminuição da produção desse minério, na segunda metade do século XIX, desenvolveu-se o motor a combustão interna, que usavam com muitas vantagens os combustíveis derivados de petróleo, marcando assim, o início da segunda revolução industrial. Hoje, com o evento da globalização, da informática, das comunicações, da internet, há um novo marco no desenvolvimento industrial mundial – a automação – que marca o início de uma nova era.

A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada no Reino Unido em meados do século XVIII, expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX.

Ao longo do processo (que de acordo com alguns autores se registra até aos nossos dias), a era da agricultura foi superada, a máquina foi superando o trabalho humano, uma nova relação entre capital e trabalho se impôs, novas relações entre nações se estabeleceram e surgiu o fenômeno da cultura de massa, entre outros eventos.

Essa transformação foi possível devido a uma combinação de fatores, como o liberalismo econômico, a acumulação de capital e uma série de invenções, tais como o motor a vapor, o Tear mecânico, o Dínamo, as Ferrovias, entre outros. O capitalismo tornou-se o sistema econômico vigente