Domínios climáticos

 

Tipos de clima

O clima é a “sucessão habitual dos tipos de tempo num determinado local da superfície terrestre¹"

O tempo é apenas o estado da atmosfera de um lugar, num determinado momento

Os tipos de clima na Terra determinam as paisagens em cada região. Alguns deles são: subtropical, mediterrâneo, semiárido, polar, etc.

A variação climática  na Terra é determinada pela conjuntura de vários fatores, entre eles: Latitude, Relevo, altitude, massas de ar, pressão atmosférica, a continentalidade, a Maritimidade e as correntes marítimas. A seguir os tipos climáticos do planeta:

Clima Equatorial:

Clima quente e úmido durante o ano todo, em regiões localizadas próximas à linha do Equador, com temperatura média anual de 25°C e chuvas com médias acima de 2.000 mm anual. Ocorre próximo à linha do Equador em uma faixa de 10° de Latitude, entre 5° de latitude Norte  e 5° de Latitude Sul..

Clima Tropical:

Clima quente com variações de umidade com localização entre os trópicos de Câncer e Capricórnio, podendo ser mais seco (tropical seco) ou mais chuvoso (tropical úmido). Temperaturas médias de 20°C e precipitações de 1.000 a 2.000 mm bem distribuídas durante o ano, mas com mais concentração no verão. Ocorre entre os trópicos de Câncer (23°27’30” de Latitude Norte e 23°27’30” de Latitude Sul). Respeitando as variações de altitude.

Clima Subtropical:

Clima quente e frio com estações mais definidas, em que o verão é quente com uma média de 20° C à 25°C e o inverno mais rigoroso cujas temperaturas ficam entre 0°C e 10°C. Precipitações médias de 1.000 mm a 1.500 mm  por ano. Ocorre próximo aos dois Trópicos (Câncer e Capricórnio a 23°27’30” de Latitude).

Clima Mediterrâneo:

Clima com verões quentes Com média de 25°C e invernos brandos com médias de 0-15°C. As chuvas ocorrem no inverno.  O verão é quente e seco, com médias variando de 500 a 1.000 mm Aparece  no litoral do mar Mediterrâneo, abrangendo o Sul da Europa e Norte da África, Litoral da Bahia (Brasil), Califórnia (EUA) e outras regiões.

Clima Desértico:

Clima muito quente durante o dia, com média de 30°C, e noites com temperaturas frias, pois a amplitude térmica é bem alta: 15°C a 20°C. As chuvas são raras e podem demorar anos para acontecer. A umidade do ar é muito baixa, aproximadamente de 15%. Aparece  em regiões continentais próximas aos Trópicos. Ex Saara, Atacama, Kalahari etc. Para ser considerado clima Desértico, as precipitações devem ficar abaixo de 200 mm de chuva ao ano.

Clima Semiárido:

Clima quente durante todo o dia, com uma  média de 25°C. Chuvas escassas com média de 300 mm ao ano. Umidade do ar baixa, mas mais alta que no clima desértico, cerca de 40%. O clima, para ser considerado Semiárido, deve ter precipitações anuais entre 200 e 700 mm São influenciados pelo Relevo e pelas massas de ar. Ex Sertão do Nordeste brasileiro que sofre a influência da serra da Borborema.

Clima Temperado:

Clima com invernos frios, cuja média é de -5°C (cinco graus negativos) e verões amenos com médias de 15°C. Precipitações anuais médias entre 1.000 a 2.000 mm São climas que aparecem em regiões de médias e altas Latitudes.

Clima Frio de montanha:

Frio constante durante todo o ano em razão das altas altitudes das montanhas, com médias anuais de 0°C e abaixo de zero, com presença de neves eternas em altitudes mais elevadas. Precipitações anuais médias de 1.500 mm  São determinados  pelas altas altitudes. Ex Cordilheira do Himalaia, Cordilheira dos Andes, Montanhas Rochosas, Alpes Suíços, Alpes Escandinavos etc.

Clima Polar:

Frio extremo com  temperaturas sempre abaixo de 0°C, com umidade do ar muito elevada, por causa da   presença constante de neve, durante o ano todo. Aparecem nas áreas acima dos Círculos polares (Ártico e Antártico). Em latitudes a partir “de 66°32’30” Norte e Sul.

 

 

 

 

[1]

 



[1] Segundo Max Sorre