Que país é esse?

    A política do Brasil caiu "na graça do povo". Muitos cidadãos desconhecem a arte de governar, acabam sendo influenciados, ficam alienados a escolher representantes que dão os melhores subornos. Assim, a sociedade se desequilibra, pois o pensamento individual (bem da pessoa) fica antes do coletivo (bem do país).

    Platão foi um dos primeiros filósofos, e já nesta época, tinha a percepção sobre política e sabia que esta deveria ser mudada. Dizia que estes pensadores deveriam governar, pois tinham um amplo conhecimento sobre o assunto. Atualmente, esta tem de ser uma ideia válida, levando em conta a necessidade de conhecer sobre política para exercê-la.
    "Nas favelas, no senado, sujeira para todo lado, ninguém respeita a constituição, mas todos acreditam no futuro da nação!". Esta parte da música da banda "Capital Inicial" nos mostra a situação em que nos encontramos. Não nos manifestamos com os absurdos que ocorrem, como a corrupção, ou nos iludimos com falsas promessas e "favores" eleitorais.
    Alguns países, como a Dinamarca, não apresentam políticos analfabetos, descompromissados ou corruptos, fruto da educação que receberam, em que aprenderam o necessário para encaminhar o país ao desenvolvimento, o que não acontece no Brasil e, muitas vezes, somos levados a tomar atitudes erradas como comuns ou certas.
    Democracia é um bem que possuímos para mudar a sociedade quando preciso. Devemos usufruir deste poder para melhorar nossa polis. Políticos devem conhecer os valores da sociedade e ter ensino superior, para que isto seja possível (investir na educação). As pessoas devem se interessar pelo assunto e saber que todos devem colaborar em prol de um bem: nosso futuro.
 
Laura L. Bittar.
Texto feito em 14/05/2013