GPS

 A Importância do GPS

GPS - Sistema de posicionamento Global (Global Positioning System).                                
É um sistema controlado pelo departamento de Defesa Norte-americana, sistema este que foi criado também por esse departamento e custou cerca de 10 bilhões de dólares, podendo ser usado por qualquer pessoa e gratuitamente.
Como o próprio nome diz, ele nos dá os dados do nosso posicionamento geográfico. Ou seja, dá nos orientações geográficas como o Norte, Sul e a altitude em que nos encontramos, as coordenadas geográficas (Latitude e Longitude) e muito mais.                                    .

O funcionamento do aparelho é por satélite e é usado na aviação, no setor marítimo, guardas florestais, exploração de recursos naturais, geólogos, arqueólogos, bombeiros, Transporte de carga, táxis, militarmente, dentre outros setores, podendo ser usado até mesmo por uma pessoa qualquer que queira saber da sua localização no mapa-múndi ou, por exemplo, quando a pessoa se desloca para um determinado local e não se lembra mais como voltar para o local da partida. Esse sistema pode ser usado por uma pessoa que exerce uma profissão como de taxista, por exemplo. Um aparelho de GPS em um táxi é de fundamental importância. Além de poder marcar o caminho, há também a opção para navegar pelo mapa da cidade com as ruas detalhadas através do aparelho.                                         

O GPS vem sendo usado para as medições dos picos do mundo, pois como funciona por satélite, as medições dos picos pelo GPS é altamente preciso. É graças a ele que hoje em dia sabemos que no Brasil não há nenhum lugar com mais de 3000 metros de altura em relação ao nível do mar. Antes, pensávamos que o pico da Neblina (o pico mais alto do Brasil) tinha 3.014 metros de altura, o que não é verdade, pois com as medições pelo GPS já sabemos que a altura real é de 2.993 metros.

As empresas de transporte rodoviário, com a crescente concorrência do mercado e a necessidade de melhorar a qualidade de seus serviços perceberam a necessidade de investir em sistemas de rastreamento de veículos para diminuir a incidência de roubo de cargas e melhorar sua logística.