Informática nas escolas públicas

 

Apresentação

 

Trabalhar com a informática na escola pública poderá significar uma nova possibilidade de ampliar e diversificar a prática pedagógica. O computador, bem trabalhado, possibilita a utilização de estratégias que não se restringem ao simples uso e manuseio de uma máquina. Será mais uma ferramenta de trabalho na qual, professores e os alunos poderão contar para desenvolver atividades integradas com todas as disciplinas que compõe o currículo escolar e com quaisquer outros conteúdos.

Por que se faz necessário implantar na escola um laboratório de informática? Como estará contribuindo para que os alunos e professores compreendam o uso do computador de maneira ampla, na prática educativa? Como será possível assumir uma postura multidisciplinar de integração de conteúdos ou até mesmo de aprofundamento de disciplinas com a utilização de programas adequados ao ensino e projetos de aprendizagem em conformidade com a realidade dos alunos?

A partir de então, haverá uma nova motivação aos trabalhos escolares, tornando assim, a aprendizagem mais interessante e incentivando os nossos alunos a uma melhor formação cultural, reduzindo também a repetência e a evasão escolar.