Violência nas escolas

 

A violência nas escolas

   Temos a convicção que para minimizar o problema da violência nas escolas é preciso um trabalho sério e constante entre as Secretarias de Educação e de Segurança Pública. Como? Fazendo um cadastro dos alunos problemas, chamando a responsabilidade dos pais e até punindo-os pela omissão e abandono.

     Adolescentes não podem trabalhar, então precisam estudar freqüentando a escola regularmente, caso contrário deveriam obrigatoriamente participar de programas desenvolvidos e mantidos pelos órgãos públicos tais como: escolas agrícolas e escolas profissionalizantes (Ex: Marcenaria, costura, cozinha, construção civil, artes, etc, conforme aptidão de cada um).

    Outro problema que já deparamos em relação à violência refere-se ao passe livre para estudante, com certeza esse programa  precisa ser reestruturado, porque crianças e adolescentes ficam estudando longe de sua residência, sendo que há vaga nas escolas do seu bairro. Elas acabam ficando  nas ruas e terminais de ônibus,convivendo com as malandragens, porque sempre há malandros esperando a hora certa de atacar, é quando surgem casos de prostituição infantil,gravidez indesejada e aliciamento para o consumo de drogas, isso tudo acaba desencadeando os problemas de indisciplina e violência nas escolas.

     Como já dizia minha bisavó: mente desocupada é oficina do diabo.

 

Autora: Olga da Costa Ferreira.

Coordenadora Pedagógica da EE Profª Joelina Xavier

Campo Grande   MS

 

 

1